segunda-feira, 9 de maio de 2011

Verdadeira.

É incrível como pessoas falam tantas coisas sem pensar, sem experimentar, sem saber uma real verdade.
Consumidores utilizam um determinado produto, não gostam, e colocam a culpa na propaganda que o divulgou. Falam que a propaganda "MENTE".
Não podemos generalizar nem dizendo que todas as propagandas são mentirosas, nem dizendo que todas são verdadeiras. Não estou aqui para defender apenas a propaganda, mas para abrir alguns olhos, algumas mentes de que se algo deu errado com um produto, então esse erro pode não ter sido uma propaganda que o ajudou a ser divulgado e sim do produto em si, ou do próprio gosto de cada consumidor, afinal é impossível no mercado criar algo que agrade a exatamente TODOS!
Em uma propaganda colocamos as QUALIDADES de um produto, ou seja, usamos das mesmas para mostrar ao consumidor que ele pode auxiliar em algum "setor", podendo agradar a todos ou não.
A propaganda é a arma poderosa, o elo, a ponte entre o produto e o consumidor.

Podemos ter em mãos um fabuloso produto, se não soubermos realizar propagandas tão inteligentes quanto ele, então não importará sua qualidade, ou seja, um faz parte do outro, o produto faz parte da propaganda e a propaganda faz parte do produto.

Existem propagandas enganosas ?

Claro que sim, e muitas, não é apenas por que sigo esta profissão que irei defende-lá por todos os ângulos.
Mas defendo todas as formas " limpas" de divulgação.

Portanto antes que criticar algo, pense se o "problema" não pode ser outro e não apenas uma propaganda mentirosa.
Seja JUSTO.
Que eu também serei.

2 comentários:

  1. Eu já trabalhei com marketing, a propaganda geralmente puxa uma sardinha para o comerciante, pelo menos era assim que fazíamos, labiosamente.
    Mas o que mais me intrigou em seu post foram as palavras "real verdade". Eu sei que publicidade é uma profissão bastante pragmática, mas tais palavras me incomodam, tendo em vista que não tenho certeza que vc realmente sabem suas definições, se sabe por favor me diga.
    Gostei do seu Blog.

    http://somosprogramas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O que estou dizendo aqui é que algumas pessoas usam de uma experiência ruim para generalizar e criticar TODAS as propagandas... e felizmente não deve ser assim, já que (no meu olhar) fazer propaganda é ARTE.
    Usei as palavras - Real Verdade- no sentido de não ficar cego por uma experiência que não tenha dado certo culpando e generalizando toda e qualquer tipo de propaganda existente!
    E eu não acho que 'puxamos a sardinha' para ninguém, quando você faz um trablho BOM E JUSTO que indica reais qualidades do produto e acredita que o mesmo seja realmente BOM... isso não é puxar sardinha e sim FAZER PROPAGANDA!

    E não entendi sua ultima frase ... se eu sei as definições do que é publicidade e propaganda ?
    Estou no começo desse mundo da comunicação mas sei sim... :)

    Obrigada

    ResponderExcluir